Esse texto destaca a importância de comunicar de forma eficaz suas práticas ESG. Para isso, é preciso conhecer o público-alvo, criar uma estratégia de comunicação sólida, utilizar linguagem clara e acessível, promover o diálogo e utilizar cases de sucesso. Dessa forma, é possível colher inúmeros benefícios para a sua construtora.
O que significa a sigla ESG?
ESG é uma sigla que se refere aos três fatores que as empresas levam em consideração para avaliar sua performance em termos de sustentabilidade e responsabilidade social: Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance).
ESG no setor da construção
De acordo com a pesquisa do Índice GPS – Global Positioning On Sustainability realizada em outubro de 2022, que mapeia as principais preocupações dos brasileiros, a comunicação das iniciativas ESG é uma preocupação cada vez mais relevante no mercado.
No setor da construção não poderia ser diferente, pois a indústria é uma das maiores responsáveis pelos impactos ambientais, sociais e econômicos. Nesse contexto, as empresas que adotam práticas sustentáveis e comunicam de forma eficaz essas iniciativas podem se destacar no mercado.
Comunicar práticas sustentáveis pode ser um diferencial competitivo para empresas do setor da construção. Afinal, consumidores e investidores estão cada vez mais exigentes em relação à sustentabilidade, valorizando empresas que adotam práticas responsáveis. Ao comunicar essas práticas, as empresas podem melhorar sua reputação e aumentar sua credibilidade perante esses públicos.
Além disso, a comunicação das práticas sustentáveis pode ajudar as empresas a reduzirem riscos e a se tornarem mais eficientes, economizando recursos e aumentando a produtividade. Ao adotar iniciativas como a utilização de materiais sustentáveis, o gerenciamento adequado de resíduos, a redução do consumo de energia e água, entre outras práticas, as empresas podem também se diferenciar dos concorrentes, criando uma vantagem competitiva.
Por isso, comunicar as práticas sustentáveis pode contribuir para uma mudança cultural no setor da construção, incentivando outras empresas a adotarem essas iniciativas. Isso pode gerar um impacto positivo no meio ambiente, na sociedade e na economia, criando um futuro mais sustentável para todos.
Quem são os públicos-alvo da comunicação ESG?
Para comunicar o ESG na sua construtora, é preciso entender seu público-alvo. Por isso, analise as expectativas e interesses de seus clientes, investidores e colaboradores em relação à sustentabilidade.
- Clientes: Comunicar as práticas ESG pode atrair clientes que valorizam empresas comprometidas com a sustentabilidade e responsabilidade social;
- Investidores: Investidores estão cada vez mais interessados em empresas que adotam práticas ESG, pois isso pode indicar uma gestão mais eficiente e um menor risco de perdas financeiras;
- Funcionários: A comunicação das práticas ESG pode ajudar a atrair e reter talentos, uma vez que muitos profissionais buscam trabalhar em empresas com uma visão clara sobre questões ambientais, sociais e de governança;
- Fornecedores: Eles também podem ser impactados pela Comunicação ESG, uma vez que empresas que adotam práticas sustentáveis podem preferir trabalhar com fornecedores que compartilham os mesmos valores;
- Comunidade e sociedade em geral: As práticas ESG podem ter um impacto positivo socialmente falando, por isso é importante comunicá-las para que a empresa seja vista como um agente de mudança e contribuinte para o bem-estar coletivo.
Como comunicar ESG na sua construtora?
Crie uma estratégia de comunicação que abranja diversos canais, como o site, redes sociais e atendimento ao cliente. Utilize uma linguagem clara e acessível para garantir que sua mensagem seja compreendida. Confira algumas alternativas.
- Site: Comunique sua estratégia ESG de forma clara e transparente em seu site, incluindo informações sobre políticas e práticas ESG e resultados alcançados;
- Redes sociais: Crie conteúdos que abordem o tema e que sejam relevantes para seu público-alvo;
- Invista em certificações: Investir em certificações que comprovem o compromisso da sua construtora com as práticas ESG pode ser uma forma de reforçar a credibilidade da empresa perante os clientes e a sociedade. Certificações como a LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e a ISO 14001 (norma internacional de gestão ambiental) são exemplos de certificações que podem ser buscadas;
- Relatório de sustentabilidade: O relatório de sustentabilidade é uma forma eficiente de comunicar as ações ESG da sua construtora. Ele deve apresentar informações sobre as políticas e práticas ambientais, sociais e de governança adotadas pela empresa, além de demonstrar resultados e impactos dessas ações;
- Atendimento ao cliente: Opte pela sustentabilidade, incentivando o uso dos canais digitais e evitando o uso excessivo de papéis. Além de oferecer produtos e serviços que respeitem os direitos humanos. Sempre prezando pela ética e transparência.
Não se esqueça de sempre utilizar seus cases de sucesso para tornar as ações tangíveis e promover o diálogo, e assim, ouvir as opiniões do seu público.
Benefícios da comunicação ESG para a sua empresa
Ao comunicar suas iniciativas ESG, sua construtora pode contar com uma série de benefícios, que envolvem:
- Transmitir transparência e confiabilidade, fortalecendo a imagem da organização no mercado, através da geração de confiança e credibilidade entre os stakeholders, além de contribuir para a construção de uma reputação positiva;
- Gerar novas oportunidades de negócios, ao atrair clientes e investidores interessados em empresas comprometidas com a sustentabilidade, resultando em um aumento de vendas, investimentos e acesso a novos mercados, além de redução de custos operacionais;
- Além disso, comunicar as práticas ESG pode ser uma forma de engajar seus colaboradores, motivando-os a contribuir para uma empresa mais responsável e consciente. Esse engajamento pode resultar em um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Nossos cases na comunicação ESG
Somos especialistas na comunicação de ações ESG, hoje atuamos com duas grandes empresas brasileiras com foco em energia renovável: a Araxá Engenharia e a Elastri Engenharia.
Em ambos os casos, comunicamos as ações ESG realizadas nas redes sociais, o objetivo é atrair a confiabilidade do público-alvo das respectivas, com clareza e transparência.
Conclusão
Comunicar o ESG na sua construtora pode ser um fator-chave para destacar sua empresa no mercado, engajar seus colaboradores e atrair novos clientes e investidores.
Utilize essas dicas para criar uma estratégia de comunicação assertiva e transmitir com propósito as iniciativas adotadas pela sua construtora em relação à sustentabilidade. Conte com a gente neste processo.